2010/10/19

Deerhunter

Bipolar II

Brandford Cox surge ano após ano com uma frequência quase milimétrica, se em 2008 dobrou a sua aparição – Deerhunter – Microcastle & Altas Sound – Let The Blind Lead Those Who Can See Cannot Feel - em 2009 aparece novamente como Atlas Sound – Logos, assinando um dos grandes discos do ano transacto. A multiplicidade desta alma criadora deve-se – na minha opinião - à ausência de padrões e de regras, Cox produz e cria música pelo simples facto do prazer que isso lhe dá. Este meu pensamento é baseado em exclusivo, nas (muitas e) sucessivas escutas de ambos os projectos, se de um lado Deerhunter parece (e é-o muitas vezes) puro e descomplicado rock alternativo, em Altas Sound a música vive por camadas sobrepostas tão tipicamente conhecidas do formato mais electrónico.
Mas falemos então de Halcyon Digest. O quinto disco de Deerhunter (o primeiro pela 4AD), é um disco nostálgico, de canções rendilhadas repletas de sentimentos, aqui e ali piscando o olho ao lado mais cerebral do rock experimental. Texturas de shoegaze, relaxantes compassos de palmas, baterias sempre perfeitas, vozes (e textos) que não deixam ninguém indiferente, Halcyon Digest não é Microcastle, mas isso não o reduz como uma das melhores coisas de 2010.
Como disse num anterior texto, a guerra de egos entre o Cox do rock e o Cox da electrónica, não foi minimamente beliscada e isso é óptimo, porque nos coloca em permanente alerta para o que virá aí a seguir.

Momento Mágico: Desire Lines


Deerhunter - Halcyon Digest (2010) - 4AD


Deerhunter (site) & MySpace


Sem comentários: