2008/12/29

Spiritualized

Disco do Ano

Com o fim de 2008, chegam as infindáveis listas, listinhas e listagens, anda meio mundo em perfeita azafama, revistas, jornais, sites, blogs, etc, tudo com o único objectivo ordenar das mais diversas formas o que se foi ouvido durante o ano que termina. Por aqui aconteceu a coincidência, de o ultimo texto do ano ser sobre o disco, que irá ocupar o primeiro lugar da lista dos melhores de 2008, Songs In A & E é o ultimo trabalho dos Spiritualized.
5 anos após Amazing Grace, Jason “Spaceman” Pierce regressa em perfeita apoteose, Songs In A & E é um disco sem fim, um trabalho repleto de imensidões espaciais, onde nem o vácuo consegue escapar. Songs In A & E é um disco auto-depressivo, carrega em cima dos ombros um semblante denso, uma negra esperança de que tudo pode melhorar. Pierce é um génio consegue construir e destruir tudo á sua volta (incluindo ele próprio) e depois cantar tudo isso como se nada se tivesse passado. É lunático e romântico, é depressivo e contemplativo, convive na perfeição com todas as suas dualidades criativas.
Os 18 temas que compõe esta obra de arte, está entrelaçada por “6 Harmonias” que servem de descompressor, foi a forma que Pierce encontrou de ir acalmando toda a obra, de outra forma poderia ter corrido o risco de entrar numa espiral auto-destruidora e são precisamente estas “paragens” que vão impondo o ritmo na peça. Com Songs In A & E, Jason Pierce e os outros Spiritualized, assinam o seu melhor trabalho desde Ladies And Gentlemen We Are Floating In Space, e com isso está de volta a energia shoegaze em “Yeah Yeah” e “You Lie You Cheat”, o arrastamento físico do slowcore em “Sweet Talk” e “Death Take Your Fiddle” ou o space rock em “Soul On Fire”, aliás como se ouve no refrão, este tema é uma verdadeira epifania:

Baby, set my soul on fire.
I’ve got two little arms to hold on tight and I want to take you higher.
Baby, never should say never.
I’ve got a hurricane inside my veins and I want to stay forever.

Vem aí 2009, vai começar tudo de novo… feliz ano e boa musica.

Momento Mágico: Soul On Fire


SpiritualizedSongs In A & E (2008) - Castle


Spiritualized (site) & MySpace

Soul On Fire (Video)

Sem comentários: