2008/12/14

Grails

Dose Dupla

Com Burning Off Impurities (2007), os Grails chamaram a si o direito de acordar meio mundo, nós por aqui cumprimos o dever de assinalar o facto e dissemos: “É um álbum simples, dominado com aqueles momentos em que apetece deitar na cama a olhar para o tecto, ou de olhos fechados, e absorver a música, pensar na vida ou viajar… não fosse isto acid-folk. (Bruno Coelho)”
Em 2008 os Grails voltam e em dose dupla. Na Primavera lançaram Take Refuge In Clean Living e no Outono Doomsdayer's Holiday, não fosse isto musica e quase que poderíamos falar numa colecção de um qualquer estilista de moda.
Vamos então por partes:
- Take Refuge In Clean Living é post-rock dos sete costados, tem toda a estrutura lá dentro, guitarras em busca do infinito e percussão preguiçosamente arrastada. Ao longo dos 5 temas vão rabiscando drones e pintando paisagens de cores cinzentas, á primeira vista o que resultaria daqui seria uma sucessão de sons agarrados entre si, mas o que acontece é precisamente o contrário. Take Refuge In Clean Living é um disco em constante mutação, se em “Stoned At The Taj Again” estamos no domínio do post rock mais que perfeito, com “PTSD” tudo se torna sombrio, caminhando lentamente em direcção ao desconhecido. Com “11th Hour” edifica-se um ambiente de film-noir, onde a personagem mais casta consegue ser simultaneamente ao mesmo tempo que comete um crime e forma á sua volta uma aura de inocência. “Take Refuge” e “Clean Living” desenvolvem o resto do argumento com a mesma astúcia, primeiro usando o rock com mestria, para de seguida nos corromperem a alma com ácidos e extractos de piano.
- Doomsdayer’s Holiday é terrorismo sónico, os Grails agarram mais uma vez no post-rock e cruzando-o com a sua costela mais psicadélica, criam um universo carregado por intensas descargas de instrumentos, contribuindo assim para a criação de um dos seus mais pesados álbuns. Doomsdayer’s Holiday são torrentes de guitarras e marés de bateria, tudo de uma forma ordenada e com grande sentido estético. Não se procura estabelecer novas fronteiras, o que se pretende é agarrar em contextos e ambientes já percorridos por outros e calmamente afirmar: “olha, também conseguimos”.
Doomsdayer’s Holiday tem dentro uma pérola com odor às especiarias do norte de Africa, o seu nome é “Reincarnation Blues” e o nome diz tudo. O estranho folk em “The Natural Man” remete-os para o seu mundo real, pacífico e perfeitamente ordenado. O inicio de “Immediate Mate” antevê uma explosão a qualquer momento e coisa que nunca chega a suceder visto o tema ir por caminhos bem mais tenebrosos. “X-Contaminations” é chuva ácida em forma de música, fria e corrosiva, constrói um universo cinematográfico, onde dificilmente viveriam personagens bonitas e onde tudo é negro e doentio. Tudo vai findar com o belíssimo Acid Rain, um tema floydiano, onde não falta nada, desde as guitarras floreadas, aos solos requintados, passando pelas vozes de apoio, tudo sempre em quantidade necessária.

Momento Mágico: Take Refuge (Take Refuge In Clean Living) & Reincarnation Blues (Doomsdayer’s Holiday)


GrailsTake Refuge In Clean Living (2008) – Important


GrailsDoomsdayer’s Holiday (2008) - Temporary Residence


Grails (site) & MySpace



Sem comentários: