2008/12/21

The Dodos

Alternativos

A cena freak-folk anda de óptima saúde, são imensos os projectos nascidos nos EUA, os Dodos seriam mais uns, caso não fossem autores de um dos discos mais interessantes do ano. Ao segundo álbum, o duo Long / Kroeber liberta um impulso de improvisação controlada, onde a folk é a principal raiz, mas onde cabe ainda a pop alternativa. Após as primeiras audições, a ideia que fica é que Visiter é um álbum dividido em dois, isto porque se uma delas é feita de simples e seguras canções, a outra está atestada de divagações musicais com contornos quase imprevistos.
Visiter é uma paleta de cores, criada de uma forma quase lo-fi, tripartido por voz, guitarra e bateria, o resultado desta pintura é minimalismo pop e ficando isso a dever-se em exclusivo à infindável quantidade de micro-estilos encontrados no disco (ambiental, psicadélico, folk, noise, pop, rock, etc). O duo de São Francisco funde às percursões tribais de Animal Collective, a estrutura vocal de Grizzly Bear, o que irá dar lugar a mundo cheio de simpáticos duos acústicos, repartidos aqui e ali com alternativos passos de folk de raízes profundamente americanas.
Visiter é um disco difícil (bem, para mim foi), necessita de ser lentamente absorvido, á que olhar a todos os pormenores, a cada virar de esquina há uma nova surpresa, um novo encadeamento, o que há partida pode parecer confuso, começará a fazer imenso sentido, algumas audições depois.

Momento Mágico: Fools

The DodosVisiter (2008) - Frenchkiss


The Dodos (site) & MySpace


1 comentário:

Bruno Coelho disse...

É mesmo isso! Um disco belíssimo, que fundo na perfeição várias bandas que também adoro.

Só não concordo com a parte de ser um disco difícil. É que me entrou logo tão bem no ouvido...