2008/08/18

Richard Swift

Alma Soul

O mais recente EP de Richard Swift é um pequeno deslumbre. Swift é um facto consumado, já não espanta, já não causa qualquer surpresa. Swift é um rapaz sobredotado, vai construído a espaços (muito curtos, diga-se) tema após tema, vai esboçando a sua ainda curta carreira. Em 2008 já lançou uma colecção de temas com Richard Swift as Onasis, 20 temas correndo um pouco todos os géneros, um álbum para todos os sentidos.
Ground Trouble Jaw [EP] é um curto e delicioso passeio pelo lado mais soul do espírito de Swift. Requinte e apuro são a sua imagem de marca, não é preciso grandes revoluções nem uma grandiosa produção, basta ser dotado de uma voz competente e ter uma excelente capacidade para desenhar meia dúzia de temas. Ground Trouble Jaw [EP] surge vindo do lado mais negro de Swift, 5 temas inundados pelas águas mais turbas da soul americana. Com “Would You?” descobre-se que a voz de Swift, chega dos confins da alma e mesmo carregado uma imensa dor, chega apinhada de esperança. “Lady Luck“ é soul em formato virgem, tudo perfeito, tudo intocável. “The Original Thought” soa a poema dorido, é provável que tenha acontecido algo, Swift deixa transparecer algumas coisas, mas não tudo, fica a meio caminho do problema e de coisa nenhuma. No final do EP surge "A Song For Milton Feher", este sim um Richard Swift mais identificável, a praticar aquela sua folk-pop já tão caracteristica, feita de pequenos nadas.
Se por um lado Ground Trouble Jaw [EP] peca por ser curto (dura apenas alguns curtos minutos), por outro lado está disponível gratuitamente, o que não só é uma boa ideia, como se está (e ainda bem) a transformar num hábito. Ouvir/Tirar: AQUI

Momento Mágico: Lady Luck


Richard SwiftGround Trouble Jaw [EP] (2008)

Sem comentários: